Vencer a depressão é dificil mais não impossivel, é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, desânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.
Psicólogos alertam que pessoas com ansiedade e depressão têm maior probabilidade de usar drogas lícitas e ilícitas; depressão crônica aumenta risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC)
1. Uso de remédios
Os antibióticos são um dos medicamentos usados para vencer a depressão. Esses medicamentos ajudam a reduzir os sintomas da doença, como depressão, ansiedade, baixa energia, dificuldade de concentração e perda de apetite, alterações no sono e no apetite, além de mau humor, aparência e prontidão.
Contudo, algumas pessoas têm doenças graves que requerem tratamento. Como resultado, alguns pacientes tomam medicamentos antidepressivos durante anos. No entanto, mesmo pessoas com problemas mentais contínuos podem não precisar tomar medicamentos ao longo da vida.
2. Psicoterapia
A psicoterapia é uma forma de terapia que visa vencer a depressão e tratar problemas psicológicos como, ansiedade, problemas de relacionamento e outros problemas de saúde mental.
A psicoterapia é essencial para pacientes com todos os tipos de depressão, pois visa abordar as causas emocionais que causaram o transtorno. Durante as sessões, os pacientes são incentivados a refletir sobre as raízes de seus medos e ansiedades e a praticar a autoconsciência profunda.
3. Não se isole
A solidão não está associada apenas a psicopatologias, como ansiedade, depressão e stresse, mas também a nível físico, como hipertensão e doenças cardiovasculares, afirma a psicóloga Ana Valente. A solidão é a principal razão pela qual as pessoas ficam isoladas.
Isolar-se reforça o estigma e prejudica a forma como você vê a doença. Quanto mais você não procurar ajuda e apoio, maior será a probabilidade de você se tornar ignorante e desinformado sobre a depressão. Muitas vezes, mesmo as pessoas com depressão não sabem como explicar os seus sentimentos ou mudar a situação.
4. Converse com familiares
Um dos papéis mais importantes dos familiares no tratamento da depressão é não permitir que a pessoa volte ao mesmo estado psicológico e emocional de antes. Passe um tempo juntos, isso auxiliam no controle da depressão. Quanto mais abertamente você falar sobre depressão com sua família e amigos, melhor eles o compreenderão. Pessoas que nunca experimentaram depressão geralmente não conseguem imaginar o quanto estão sofrendo com os sintomas. Explique seus sentimentos às pessoas importantes em sua vida. O que eles podem fazer por você pode ser muito específico. Às vezes, apenas um aceno de compreensão ou um abraço é suficiente
5. Veja filmes
Filmes de qualquer gênero podem ser uma fonte útil de inspiração ou distração durante períodos de depressão. Procure filmes de comédia, são muito bons e trazem alegria e descontração.
Um estudo de 2016 descobriu que o riso pode trazer benefícios terapêuticos, impactando positivamente a saúde mental e o sistema imunológico. Quando você ri, os níveis do hormônio cortisol diminuem, ajudando a reduzir o estresse.
O riso também altera a atividade da serotonina e da dopamina e libera endorfinas, hormônios do bem-estar, que podem ajudar a aliviar a sensação de depressão.
6. Encontre um hobby
Praticar um hobby reduz o risco de depressão em 30%.
Mas, surpreendentemente, essa nem é a melhor notícia. Para
pessoas que já sofrem com sintomas de depressão, incorporar um hobby à sua rotina pode aumentar em 272% as chances de superar a doença.
Ter um hobby é o mesmo que passar um tempo especial só para você. Os psicólogos dizem que participar de atividades prazerosas leva a um estado de espírito menos ansioso e sem rumo. Isso ajuda a regular as emoções e o estresse diário.
Quando aprendemos a conviver com a depressão, passamos muito tempo concentrados em nossas cabeças, no que pensamos e no que sentimos. Olhar para fora e tornar-nos úteis ajudando os outros é uma forma de sair deste ciclo e compreender a importância da compaixão neste processo de cura.
Qual o melhor hobby para superar a depressão?
O exercício é um grande aliado para melhorar o seu humor, porque interfere nas substâncias químicas do cérebro e libera endorfinas e serotonina, hormônios que promovem sensações de bem-estar. veja Depressão na adolescência, sintomas e principais causas