Portal emagrecimento

Depressão na adolescência, sintomas e principais causas

Spread the love

Depressão na adolescência é uma doença que atinge cada vez mais, principalmente quando estes estão com excesso de peso. O que acontece é que a fase da adolescência é, por si só, um período desafiador, de autoafirmação, de comparações e inseguranças

Principais causas

A depressão na adolescência pode ser desencadeada por diversas situações, como, por exemplo uso de drogas e álcool, genética, doenças crônicas, ambiente em que vive e as pessoas ao seu redor. Abuso, violência ou a sua vulnerabilidade influenciam também.

Além disso, o estado depressivo pode acontecer após ou durante situações de estresse, como doença crônica, perda de alguém querido ou fracasso escolar, por exemplo. Problemas familiares como falta de atenção e carinho, implicância dos colegas na escola ou rejeição podem ser outras causas para o aparecimento de depressão na adolescência.

Sintomas da depressão na adolescência

  • Tristeza;
  • Cansaço constante;
  • Problemas de memória e concentração;
  • Alterações de humor;
  • Choro frequente;
  • Falta de interesse ou prazer nas atividades diárias;
  • Diminuição do apetite;
  • Perda ou ganho de peso;
  • Insônia.

Em resumo, a depressão na adolescência é uma doença psiquiátrica que provoca alteração do humor e uma desordem emocional. Alterações químicas no cérebro que atrapalham a comunicação entre os neurotransmissores que causam esse transtorno. Com esse desequilíbrio, o adolescente fica triste, angustiado e irritado.

Como é feito o tratamento

Na maioria das vezes, o tratamento para depressão é feito combinando psiquiatra e psicoterapia, por meio de psicólogos. Existem também medicamentos antidepressivos, que ajudam a regular a química cerebral e é aplicado conforme cada caso, de acordo com cada paciente.

O que a família deve fazer para ajudar

Manifestações de carinho, atenção, diálogo e proximidade afetiva são algumas das formas de assistência que a família deve prestar tanto na prevenção quanto no tratamento da depressão em adolescentes.

A família tem papel fundamental na recuperação do paciente depressivo. Por isso, é preciso que os familiares estimulem a pessoa que sofre da doença a procurar ajuda.

Angústia, tristeza, baixa autoestima, perda de apetite e falta de ânimo para as principais atividades da rotina são alguns dos sintomas que não devem ser ignorados quando o assunto é a depressão. veja Vencer a depressão: 6 dicas infalíveis!

Consequências da depressão

A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas. O tratamento é feito com auxílio médico profissional, por meio de medicamentos, e acompanhamento terapêutico conforme cada caso.

A depressão é uma doença grave e pode levar as crianças a isolamento, baixo rendimento escolar, uso de drogas como tentativa de se sentir melhor, baixa autoestima ou lentificação. Devido a uma fase de crescimento, as crianças e adolescentes não tem a capacidade de observar o que está acontecendo internamente.


Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima