Eliminar o estresse é fundamental para se ter uma vida longa e funcional. O estresse pode danificar o sistema imunológico, torná-lo mais suscetível a doenças e enfraquecer a saúde mental. Para superá-lo, você precisa desenvolver bons hábitos que o deixem feliz.
Estresse pode ter influência nos seguintes problemas: dor de cabeça, dificuldade para dormir, constipação, diarreia, irritabilidade, falta de energia, falta de concentração, comer demais ou não comer, raiva, tristeza, maior risco de acessos de asma e artrite, tensão, cólica estomacal, inchaço do estômago
Mostremos 5 dicas ótimas para você colocar em prática no seu dia a dia e acabar de vês com o estresse
- Veja o lado bom das coisas.
- Leia livros.
- Reserve um tempo para o lazer.
- Pratique exercícios.
- Pratique meditação.
1. Veja o lado bom das coisas
Olhar o lado bom das coisas te ajuda a eliminar o estresse e faz persistente no alcance dos objetivos, te faz ver oportunidades onde poucas pessoas ver, te faz descansar e tentar de novo ao invés de desistir.
Focar no negativo ou ser um pessimista inveterado pode fazer mal até para a saúde. Ver o copo meio cheio ao invés de meio vazio pode ser algo positivo; pode diminuir o estresse e a ansiedade e ser bom para nossa saúde e bem-estar.
Mas também pode significar que estamos menos propensos a tomar ações preventivas, tais como praticar sexo seguro ou economia para a aposentadoria.
2. Leia livros
Faça da leitura um hábito. Quando se trata de depressão e ansiedade, cultivar esse hábito auxilia na redução dos níveis de hormônios do estresse no corpo, resultando em uma diminuição do ritmo dos pensamentos e da respiração, e proporcionando um estado de tranquilidade.
Um estudo realizado pela Universidade de Sussex, no Reino Unido, revelou que apenas seis minutos diários de leitura são o suficiente para aliviar o estresse e as tensões. A pesquisa comparou a leitura a outras atividades conhecidas por serem relaxantes.
3. Reserve um tempo para o lazer
O entretenimento traz muitos benefícios para a saúde, os quais têm o poder de influenciar diversas áreas. Esses benefícios incluem uma melhora na qualidade de vida e na expectativa de vida, uma fuga da rotina diária e a oportunidade de vivenciar novas experiências, interesses e habilidades.
Os momentos de descontração e lazer são essenciais para qualquer pessoa e desempenham um papel fundamental para eliminar o estresse. Portanto, é importante reservar um tempo para se divertir com amigos, viajar, assistir a filmes e desconectar-se de obrigações para fazer o que você gosta ou, até mesmo, investir em um novo hobby que traga satisfação pessoal.
4. Pratique exercícios
A saúde mental deve ser cuidada com a mesma importância dada à saúde física, pois ambas são fundamentais para o bem-estar do ser humano.
A prática de exercícios aeróbicos ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, sendo benéfica também em casos de depressão, pois estimula a liberação de endorfinas, capazes de melhorar o ânimo, o bem-estar, o humor, a motivação e a autoestima.
5. Pratique meditação
Estudos demonstram que a prática da meditação pode proporcionar benefícios no que tange à gestão das emoções, o que pode contribuir para uma melhor gestão de situações estressantes no ambiente de trabalho e potencializar sua concentração.
Qual a melhor maneira para meditar e diminuir o estresse?
Posicione um tapete ou algo similar no chão, sente-se e feche os olhos. Concentre-se em controlar a sua respiração e mantenha a tranquilidade. Inspire profundamente pelo nariz, permitindo que sinta a musculatura do seu abdômen, e aos poucos expire lentamente pela boca.
O que é meditação? O que isso significa?
Alegria, paz interior e felicidade. Diz-se que a respiração é a âncora da meditação. O objetivo da meditação é focar na respiração, auxiliando o praticante a se beneficiar da prática e a melhorar a concentração e relaxamento.